quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sobrenome Santos

Por Carolina Valeska Santos Neves

(meu sobrenome é santos)

Santos é um sobrenome que retrata a extrema religiosidade presente na formação do povo português e, conseqüentemente, isso se espelhou na sua maior colônia, que somos nós, vindo com o tempo a tornar-se um dos sobrenomes mais comuns.
Segundo o "Genea Portugal", Santos é um nome de origem religiosa, resultado da abreviatura de Todos os Santos, e era dado com freqüência a pessoas nascidas no dia 1º de Novembro, vindo mais tarde a ser adotado como nome de família.
Por este motivo, com certeza não existe "uma" família Santos, mas várias, o que não desmerece o sobrenome em hipótese alguma.
Tanto é que, justamente por não ser propriamente uma "linhagem", os Santos nunca receberam oficialmente a concessão de seu brasão de armas, existindo vários, sendo o avatar desta comunidade apenas um deles.
No "Genea Portugal" podemos observar outro, bastante parecido mas não idêntico, que na verdade era o brasão do 1º Barão de Santos, concebido a partir dos brasões dos Silvas e dos Ferreiras.
Os Santos, em seus vários ramos, são importantíssimos na história Luso-Brasileira justamente como uma das suas mais fortes manifestações culturais.
Portanto, independente de suas origens, orgulhem-se por serem Santos!
O vocábulo português deriva da palavra latina sanctus que significa "santo", "consagrado". Originalmente, a idéia que se pode inferir do uso desta palavra é "separação para o serviço prestado às divindades". Quando se refere a pessoas, pode indicar uma pessoa especialmente devotada, o que a distingue das massas populares. Uma palavra associada a esta, e que ao mesmo tempo precisa ser diferenciada, é o adjetivo sacer (-cra -crum), que significa "sagrado", "que não pode ser tocado, sem ser manchado ou sem manchar", "consagrado".
O aditivo latino sacer indica um estado; e sanctus, o resultado dum ato. Sacer, em termos gerais, tem "hieros" como seu correspondente na língua grega. No grego, hieros (equivalente a sacer) denota aquilo que é santo, em e por si mesmo, independentemente de qualquer julgamento ético.
Quando o nome é derivado do primeiro nome do pai ou da mãe, dir-se-á que tem origem patronímica ou matronímica. Neste caso, Santos é derivado do nome próprio Santo, nome muito popular na Península Ibérica durante a Idade Média. Neste caso, o apelido Santos significa assim "filho ou descendente de Santo" .
O apelido Santos pode ter também uma segunda origem: geográfica, se referido aos apelidos dos quais a origem se encontra no local de residência do portador original, como poder tratar-se do caso de Santos na localidade de Mação, no Brasil ou em Espanha, de uma região na Andaluzia, chamada "Sierra de Los Santos".
Uma das mais antigas referências a este nome ou a uma variante é o registro de Martinho dos Santos, religioso português falecido em 1571, não se conhecendo, contudo, quaisquer linhagens em que uso de Santos se tenha transmitido de pais para família.
Defendem alguns autores o uso provável de Santos como segundo nome dado a crianças nascidas ou deixadas na roda dos expostos no antigo Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

(famosos com o sobrenome santos)
Mirela Santos e Silvio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário